Utorrent, saiba configurar o seu

Hoje vou mostrar como configurar um programa torrent terei como exemplo o programa Utorrent que é o que eu uso aqui em casa.

Primeiro uma breve explicação sobre o que via Winkipedia.

BitTorrent é um protocolo de rede que permite ao utilizador realizar downloads (descarga) de arquivos, em geral indexados em websites. Esse protocolo introduziu o conceito de partilhar o que já foi descarregado, maximizando o desempenho e possibilitando altas taxas de transferência, mesmo com um enorme número de usuários realizando descargas (downloads) de um mesmo arquivo simultaneamente. Foi criado por Bram Cohen em 2003 e tem sido alvo de empresas que lutam em defesa da propriedade intelectual, devido a alegações de violação de copyright (autoria) de alguns arquivos transmitidos pela rede. Estima-se que no ano de 2005 o protocolo BitTorrent tenha sido responsável por 35% dos dados transferidos na Internet em todo o mundo.

Bom já que entendemos o conceito do que é. Vamos as configurações básicas do utorrent

1 – Após o utorrent ter sido instalado vá a opções > preferências.

2 – No menu no lado esquerdo vá em Diretórios onde esta marcado na figura abaixo é a opção do local para onde o arquivo será salvo após o download é importante você definir um local para que você tenha acesso a rápido ao arquivo sem te que dar uma volta no HD. Ex: C:\dados\download\torrent.  Não esqueça de desmarcar a opção Somente mover do diretório padrão de downloads.

3 –  Esse é um item muito importante no meu ponto de vista, no menu controle de banda escolha o limite da velocidade.  O torrent tem um problema serio na minha opinião que é o consumo excessivo da sua internet, você determina de acordo com a sua conexão, na minha por exemplo tenho internet de 3mb coloco para donwload 300kb/os e upload 50kpb/s  e consigo usar a internet muito bem sem leg.

4 – O segundo item importante, no menu BitTorrent é o Protocolo de Criptografia que também deixa muito lento a sua internet e os downloads/ uploads. Isso é para o caso do seu servidor de internet usar protocolo de filtro de P2P(leia sobre) é só marca como forçado, para que ele só use transferência ofuscando o protocolo(acredite em mim isso funciona e muito bem eu faço downloads a 270kbp/s em media limitando para no Maximo 300kbp/s como vimos no item anterior).

5 – No menu fila, você poderá estipular o numero de downloads e uploads que o torrent irá fazer ao mesmo tempo, sempre tendo em vista que quanto menor o numero de download simultâneos mais rápido é o download e menor o tempo de espera.

Ex: Se eu limitei a velocidade do meu download para no Maximo 300kbp/s se eu tiver 3 ou mais downloads simultâneos sendo feito,será N downloads para 300kbp/s de velocidade total, isso acarreta que você pegará mais torrents ao mesmo tempo com um tempo maior para concluir o donwload.

Eu deixo o numero da fila para donwload e upload de 1 para cada, assim consigo fazer download de arquivos de 700mb em  1 a 2h no Maximo.

6 – Conclua as configurações com o botão ok.

7 – Diferente de programas de compartilhamento de arquivos da internet os programas torrent não lhe permitem fazer buscas dos arquivos desejados neles mesmo, para isso você tem que ir em sites especializados com os arquivos fontes, vou postar os sites que eu mais utilizo, fiquem a vontade para citar os que você conheçam também:

http://isohunt.com/

http://thepiratebay.org/

http://www.mininova.org/

http://www.demonoid.com/

É bem simples vá a um desses sites procure pelo arquivo que você deseje e faça o download do mesmo (importante frisar que escolha os arquivos que possuam mais seeds, pois esses são fontes que possuem arquivos completos, nunca tente pegar um arquivo que não tenho nenhum seed listado é pura perda de tempo e consumo de internet), após o download do arquivo fonte do torrent execute o com o programa torrent e pronto só esperar o download completar.

OBS: Como tudo hoje em dia na internet desconfia do arquivo que você esta fazendo download, antes de executa pela primeira vez, passe o scan do seu antivírus no arquivo para evitar problemas de infecção no seu PC. Desconfie sempre!!!

Marcado com: , ,
Publicado em Navegadores
6 comentários em “Utorrent, saiba configurar o seu
  1. voador disse:

    hello,li sobre as dicas de como usar o utorrent, amei demais e agradeço por ter álguem que tem paciencia cde explicar aos iniciantes. Gostaria que me explicasse o seguinte: Eu tou na Á frica e uso a linha da banda larga de telefone fixo de velocidade entre 128 até 256kb/s e gosto de fazer os downloads no utorrent só que pago os uploads muito caro. É possível ajudar-me a fazer muitos downloads e fazer poucos uploads? Ajuda-me por favor

    • Essa é uma desvantagem do torrent, tem como você limitar o seu envio. Basta você ir nas Preferências e alterar 2 opções que são elas:

      Preferências > Controle de banda >
      Limite de Taxa de Upload Global colocar como valor 1
      Numero de slots de upload por torrent colocar como valor 1

      Preferências > Fila >
      Objetivo de Envio colocar valor para 1

      isso faz como que o upload fique no mínimo.
      Espero que eu tenha ajudado

  2. Valéria disse:

    Olá, navegando pela net, cheguei até aqui no seu blog.
    Por acaso voce é o Rafael que estudou no cetec em telecom?

  3. Valéria disse:

    Quanto tempo!
    Se puder me passa seu email.
    bj

  4. Prof. Baco disse:

    Olá Amigos tudo bem? Na versão antigo do uTorrent eu tinha a opção: ACRESCENTAR A CATEGORIA DO TORRENT.
    Bom isto fazia o seguinte. Se eu tenho um filme e estiver na categoria Filmes ele movia o mesmo para a pasta FILMES, se eu tivesse baixando um item que estivesse na categoria ANIMAÇÃO ele movia o item direto para a pasta ANIMAÇÃO. Agora nesta versão isto sumiu. ele baixa somente para a pasta que eu definir em CONCLUÍDOS.
    Alguém sabe como resolver isto, ou seja, ele continuar a baixar para a pasta certa de sua categoria?

Deixe um comentário

